Pesquisar neste blog

Estudos e Artigos


Neste Primeiro estudo sobre o Apóstolo Pedro, daremos início já na parte crucial do Ministério de Jesus, a Santa Ceia onde dois eventos marcantes envolvem o discípulo Pedro. Aqui aprenderemos muito com nosso Mestre Jesus, mas também teremos lições com Pedro. Talvez este tenha sido o principal momento que marcou de forma negativa a vida de Pedro, após este estudo, conheceremos mais profundamente este peculiar discípulo de Jesus, saberemos sobre sua família, onde provavelmente morava, o que fazia e o que passou a fazer. Identificaremos pontos positivos e negativos no seu ministério e descobriremos que há situações mais importantes e louváveis para conhecer sobre Pedro do que apenas o episódio que estudaremos hoje.

Leitura Bíblica - Jesus lava os pés dos Discípulos
João 13:1-20

Neste texto, Jesus dá um grande exemplo de humildade ao lavar os pés dos seus discípulos. Ele não tinha como objetivo instituir uma cerimônia com prática ou ritual de “lavar os pés” leia novamente a partir do versículo 12 “12 Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? 13 Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.14 Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. 15 Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”. (João 13:4-14 NVI).

“Era comum naquela região quando alguém recebia um hóspede “muito querido” em sua casa, o hospedeiro recebia-o com um beijo no rosto. Este ato representava um sinal de amizade e companheirismo. Depois dava ordens a seus empregados (escravos) para que trouxessem uma bacia com água, para “estes” lavassem os pés do visitante, refrescando-os do calor da caminhada. Isto tudo representava um sinal de “boas-vindas” àquele visitante, mostrando-lhe que sua visita era muito importante e que aquela família estava o recebia com humildade e procuraria servi-lo no que fosse necessário”. (Trecho do estudo: Lava pés ou um estilo de vida)
Em Mateus 20:28 lemos: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”.


Jesus estava dando o grande exemplo para os seus discípulos e para todos nós.
No Reino de Deus (na igreja e no nosso dia-a-dia), precisamos agir com humildade e estar prontos para servirmos o nosso próximo. Esta é uma lição que Jesus deixa para Pastores, Diáconos, lideres e toda a igreja, não podemos esperar que o nosso Pastor seja humilde sem sermos. Como seria possível cobrar um comportamento de alguém se nós mesmos não o exercemos. Jesus, sendo Deus, deu o grande exemplo de servo ao agir como um escravo ou empregado, demonstrando o verdadeiro comportamento que nós precisamos ter e que deve fazer parte da nossa vida.

Pedro se recusa ser lavado pelo seu Mestre

No versículo 8, Pedro afirma “O Senhor nunca lavará os meus pés!” (NTLH).
Pedro não compreendia que Jesus estava ali para nos servir, jamais poderia imaginar que seu Mestre passaria por uma situação muito pior do que a de lavar os seus pés, jamais imaginaria que o Messias seria crucificado como um maldito para que nós pudéssemos ter uma nova aliança com Deus.
Ao ouvir a resposta de seu mestre “Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo!” (NTLH) (em outras versões, “Não terá parte comigo”), imediatamente Pedro faz uma nova afirmação: “Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça!”.  

Um Novo Mandamento

Ainda no capitulo 13 de João, versos 31 ao 35 Jesus estabelece um novo mandamento, destaco arqui os versículos 34 e 35 “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.  Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”. (NTLH)
A Bíblia é repleta de ensinamentos sobre o Amor, Jesus já havia citado sobre os dois maiores mandamentos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Em 2008 uma pesquisa estimou a existência de 700 milhões de protestantes no mundo e a soma entre todas as denominações cristãs chegou a 2 bilhões de cristãos, porém o que parece é que esta quantidade não reflete a qualidade de vida esperada por Deus. Deveríamos estar transmitindo mais amor do que ódio, vendo mais realizações do que tragédias, mais fartura do que fome, no entanto o que vivenciamos é o ódio, a dor, a guerra e a fome. Onde nós estamos errando? Deus já fez a parte Dele que era nossa, enviou seu próprio filho, Jesus para que nós tivéssemos vida em abundância. Se não soubermos nos amar, a quem amaremos? Se não amarmos a Deus, como amaremos ao próximo? Durante a semana reflita em I Corítios 13:1-13 e tente melhorar o seu mundo onde se inclui a sua família, sua igreja e sua escola.



Conheça as postagens do blog Inspiradas.com também administrado por nós:

- Mulher, preciosa Criação de Deus
Seguindo o exemplo de Cristo (assunto: Doação por Aférese e doação de sangue)
- Pessoas Inspiradas (Homenagem ao irmão Paulo Farias)
- Amigo
- Assassinos
- É Preciso ter fé
- Borboleta, um milagre de Deus
- eu faço, você faz. Elas falam

É só clicar em:

inspiradas.com
ou
www.inspiradas.com

O Blog Inspiradas era conhecido como Mensagens Inspiradas.
Acabamos de postar um novo artigo em homenagem a uma alguém muito especial

Clique no nome do Artigo e se sinta inspirado


Em homenagem ao irmão:

Paulo Farias














www.inspiradas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui o que achou sobre esta postagem

Artigos atuais

+ Postagens pra você