Pesquisar neste blog

Contos


O Mistério do empadão roubado


Tudo aconteceu em uma tarde de domingo numa igreja que fica localizada ao lado de uma tenebrosa estação de trem de Santa Lúcia onde o tráfico vermelho tem o seu pior líder de todos os tempos, um homem de coração negro que não conhece a palavra perdão, bondade ou misericórdia.

Nesta sombria tarde de domingo, só havia luz e alegria na Igreja de Santa Lúcia, onde a membresia prestava seu culto dominical e as líderes do departamento infantil estavam comemorando o aniversário de uma linda menina, filha de um dos membros da igreja. Na festinha era só alegria, parecia até que os anjos tinham comparecido para aquela festa, pois ninguém conseguia conter a alegria que jorrada dos corações daquelas crianças.

Mas Perro, o inimigo das nossas almas sabia como levar as trevas para aquele lugar, um dia antes, ele havia acompanhando durante toda a madrugada uma mãe que deixou de dormir para fazer um delicioso empadão para dar de presente a uma das lideres daquela criançada, seu plano era simples, ao amanhecer ele usaria Pablo, o filho do líder do tráfico vermelho para causar uma grande confusão e sérios transtornos naquela feliz comunidade. O que ele não esperava é que é o amigo e salvador das nossas almas nunca nos deixa desamparados...

Decidido a causar sérios problemas à comunidade de Santa Lúcia, perro seguiu para a casa de Jonas, Líder do tráfico vermelho e pai de Pablo, uma criança doce que sequer parecia com seu pai. Enquanto Jonas dormia, Perro soprou no seu subconsciente “confusão e perseguição para todo cristão.” e soprou mais “prepare Pablo para ser seu sucessor, ensine a ele como causar dor” e completou “dor e confusão para todo cristão”.

Pela manhã Pablo acordou com o pior dos humores que já havia sentido, mal levantara ouviu baterem à porta, era a missionária Thamara que com ousadia e sem perder tempo usou de sua ternura e doçura: - Bom dia Sr. Jonas, peço perdão pelo horário, mas hoje teremos uma linda festa na nossa igreja de Santa Lúcia e gostaríamos de pedir sua autorização para levarmos Pablo conosco.

Perro, o inimigo de todos nós ainda estava rodeando Jonas, e aproveitou aquele momento para lançar seus planos sobre Jonas. Por um breve momento, Jonas se sentiu zonzo e com muito ódio, mas teve um plano maligno que atribuiu a si, sem saber que o autor de tudo aquilo estava dentro do seu coração.
Jonas respondeu a Missionária: - Senhora, eu até posso deixar e que fique bem claro, não gosto de vocês, de nenhum cristão, mas pelo meu filho que ainda é criança vou permitir, porém eu mesmo o levarei, conheço a igreja de Santa Lúcia, uma igreja rosa perto da estação tenebrosa.

O plano de Jonas era simples, Pablo ia passar por um maligno ritual de iniciação ao tráfico e tudo aconteceria diante daqueles cristãos, mataria dois coelhos com um golpe apenas, pois seu filho ficaria mais próximo do tráfico e a paz que reinava em Santa Lúcia deixaria de existir. Com isso, Jonas chamou o seu filho para uma conversa, sempre que fazia isso Pablo tremia de pavor, pois tinha medo do seu pai e queria morar com sua mãe, mas ela era uma cristã e Jonas Jamais permitiria isso.

- Filho, disse Jonas, você já é um homenzinho, sabe o que seu pai faz e vê que tudo isso é meu, não é fácil ser um líder e comandar um exército inteiro, vou ensinar tudo o que você precisa saber e guarde uma coisa: Bondade e misericórdia não leva a gente pra lugar nenhum, mas a maldade nos deixa fortes como touros,  com ela nós fazemos coisas grandiosas e arrasadoras. Hoje você vai fazer o que sue pai disser, seja obediente e não tenha pena de ninguém. Sabe a dona esperança, que mora aqui do lado? Acordei de madrugada e senti um cheirinho de empadão, tenho certeza que ela vai levar pra igreja de Santa Lúcia, ela não fica um domingo sem ir naquele lugar, mas você meu filho, vai pegar esse empadão e transformar em confusão...

Jonas explicou tudo a Pablo que tremia só de pensar o que teria que fazer, ele não era mau como seu pai,  na verdade era um bom menino, mas não podia desobedecê-lo, pois sabia que a surra que ia levar seria grande e impiedosa.
Tudo aconteceu como Jonas havia planejado, na verdade, como Perro, o inimigo de nossas almas havia tramado...

Dona Esperança levou o empadão para a igreja, a Missionária Thamara levou a criançada e Jonas levou seu filho Pablo para lá como havia prometido e planejado. Ali o culto e a festinha tiveram início, mas o que Jonas não tinha conhecimento, era que aconteceria uma atividade Missionária e a confusão....
Pablo estava se divertindo muito na igreja, gostara de imediato das crianças e das tias, só não se divertia mais porque sempre lembrava do que seu pai havida mandado fazer. Pablo bebeu refrigerante, fatias de pizzas, salgadinhos e sabia que o empadão estava lá, pois o cheiro gostoso não deixava dúvidas. Pablo tinha no bolso da sua bermudinha, uma remédio feito de raiz da umbanda, uma planta malígina que quando ingerida, causava uma diarréia quase sem controle.

Seu pai havia dito: “Coloca tudo isso no empadão, espalha sem ninguém ver, quando te oferecerem diz que está de barriga cheia e fique olhando aquelas crianças comerem o empadão. Não tenha pena, misericórdia, muito menos amor por elas, isso é coisa de fracote, quando eles começarem a correr pro banheiro, saboreia a dor deles, sinta raiva deles e seja forte, você verá que é superior a todos eles, a maldade nos faz fortes e nos deixa poderosos”.

Pablo estava confuso, não sabia o que fazer, gostava dos seus amiguinhos mas tinha que odiá-los, queria ajudá-los, mas seu dever era maltratá-los. Ele até acreditava que a maldade deixava todo mundo poderoso, pois tinha seu pai como exemplo, mas não queria ser mau, só que também não queria ser um fraco.

Pablo se afastou das crianças e começou a procurar o empadão, estava decidido a obedecer o seu pai, pois ele sabia o que era melhor para um filho.

Quando encontrou o empadão, viu que tinha outras tias fazendo pastéis para vender numa cantina missionária, ela ainda não sabia o que era isso, mas ouvira elas comentando que os adolescentes estavam com uma campanha de missões muito divertida e que estava dando resultado. Pablo tentou se aproximar do empadão sem que notassem a sua presença, aos poucos se aproximou dele, viu que tinha uma aparência apetitosa, pegou o vidro que estava no seu bolso e de repente alguém gritou: “Não se deixe vencer com mal, mas vença o mal com o bem” Foi um grito muito algo, que parecia sair de dentro do seu coração.

Pablo pensou: se o mal era poderoso, como poderia ser vencido pelo bem? Se o bem podia vencer o mal, quem era mais poderoso? Ele ficou mais confuso ainda, o que fazer, o mal o bem? O bem que faria, algum mal lhe acarretaria? Esse era o medo dele, pois sabia que seu pai lhe causaria? Enquanto decidia se colocava ou não o liquido da raiz de umbanda, uma das tias que estava na festa falou em alta voz: - Gente não briguem! Nós estamos aqui numa festinha, não se esqueçam que nós temos que ser amigos e não inimigos! Jesus é o nosso maior e melhor amigo. Ele fez um grande bem para nós, curou as nossas doenças, perdoou os nossos pecador, amou a todos os que estavam ali com ele e mesmo assim foi odiado e morto para nos dar vida. Ele sofreu no nosso lugar, a maldade que era pra cair sobre a gente, caiu em Jesus, ele foi crucificado e morreu numa cruz, mas não fiquem tristes, depois de três dias Jesus venceu a morte, ele ressuscitou! Ele vive agora com a gente, Jesus é o nosso Senhor!

- Ele perdoou os que maltrataram ele;

- Amou aqueles que o açoitaram;

- Está pronto pra perdoar a qualquer um que faz maldade e se arrepende dela, contando que nunca mais volte a fazer...

Pablo não perdia uma palavra sequer, agora sabia que mesmo se fizesse o bem e sofresse nas mãos do seu pai, Jesus estaria com ele.

- Para evitar que seu pai batesse nele, decidiu fazer uma pequena travessura, depois ele pediria perdão a Jesus...

Pablo pegou o empadão e colocou junto com os pastéis que seriam vendidos na cantina, pegou o líquido de umbanda e jogou fora no vaso do banheiro e deu descarga umas três vezes para ter certeza que aquela coisa não faria mal a ninguém. Voltou para a classe das crianças e continuou brincando com seus amiguinhos, até ouvir o assovio de seu pai, era o sinal para que saísse da igreja, explicou as tias que seu pai estava chamando e agradeceu a elas pelo carinho, pelo amor e principalmente o que aprendera sobre o seu amigo chamado Jesus. Uma das tias respondeu:

- Pablo, você é bem vindo aqui na igreja e pode voltar quando quiser, queremos ser suas tias e amigas pra poder ensinar coisas maravilhosa sobre Jesus, ele tem todo o poder e Nele só existe o bem, o bem que está Nele, pode viver em você.
Pablo estava saindo da igreja com uma convicção, seu pai não era poderoso, Poderoso é Jesus, pensou ele. Enquanto saía, viu todos na cantina comprando pastéis, amendoins e grandes fatias de empadão, Pablo pensou “se eles soubessem...”

Antes de sair da igreja ainda ouviu alguém falar: - Que legal a Cantina de hoje está ótima e com muitas variedades, todos estão gostando e o dinheiro arrecadado, vai ser usado pra ajudar aos missionários de todo o mundo!

Pablo parou, pensou e chegou a conclusão que sua peripécia valera a pena, afinal de contas mais pessoas além deles poderiam conhecer Jesus e ter um verdadeiro amigo. Aprenderiam também que ser mau é ser fraco e ser bom, mesmo sofrendo, é ser forte!

Pablo só não ficou sabendo que o empadão era um presente pra uma daquelas tias que tratarem ele com tanto amor e carinho e ao invés de ser presente para uma só pessoa, virou presente para os missionários de todo o mundo e os adolescentes daquela igreja, providenciaram várias gostosuras para aquela tia, afinal de contas, ela também merecia!

Perro (que significa cão), o inimigo de nossas almas, saiu mais uma vez derrotado, e sempre será assim, pois maior é o que está em nós (Deus, Jesus, espírito Santo), do que o que está no mundo.

Jonas, o traficante tenebroso e pai de Pablo aprendeu aos poucos com seu filho que o bem é mais forte, Pablo usou a história do profeta Jonas pra provar que o Amor de Deus está acima de qualquer maldade, pois Deus mostrou o seu amor pelos Ninivitas que eram maus, porém compreenderam a mensagem de Deus e se arrependeram dos seus pecados. Jonas se converteu, foi batizado na Igreja de Santa Lúcia, ali depois de três anos lendo a bíblia se tornou professor de adolescentes e passados sete anos, estudou em um seminário junto com seu filho, os dois se tornaram uma dupla inseparável e nunca deixaram de ser, já que depois da formatura ouviram o chamado: “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? "E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me!"  (Isaías 6:8).
Na verdade eles disseram juntos – Eis-nos aqui. Envia-nos a nós.

E se tornaram a dupla de missionários mais famosa que pregava o evangelho da Salvação em Cristo Jesus por todo mundo, principalmente onde houvesse crueldade, pois onde existe o mau, há vitória para o Cristão!

Autor: Joelson Cardozo
  

Um comentário:

  1. Gostei! Vou pedir ao Matheus para investigar esse mistério.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Digite aqui o que achou sobre esta postagem

Artigos atuais

+ Postagens pra você